Apresentação

 

Guilherme de Vasconcelos Abreu (1842-1907), o primeiro regente da cadeira de Língua e Literatura Sânscrita, Védica e Clássica do Curso Superior de Letras (hoje Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), é ainda hoje considerado o mais reputado orientalista português.

Conhecido pelos seus esforços em estabelecer em Portugal o campo dos Estudos Orientais, Abreu foi também um entusiasta da defesa da aplicação desses estudos na administração dos territórios ultramarinos, tornando-se assim num exemplo paradigmático, em contexto luso, da ligação entre os intelectuais e o poder nas relações do Ocidente com o Oriente, escrutinadas por Edward W. Said em Orientalism: western conceptions of the Orient (1978).

A disponibilização online, pela Biblioteca Nacional de Portugal, das obras deste intelectual ao público académico e à sociedade em geral insere-se no projeto de investigação exploratória, The Portuguese Representations of India. Power and Knowledge in a Peripheral Orientalism (19th and 20th centuries), desenvolvido por Everton V. Machado, no Centro de Estudos Comparatistas (CEC) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), sendo financiado pela FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (projeto ref.ª IF/01452/2013).

A presente publicação online é feita em colaboração científica com os investigadores do projeto coletivo TECOP – Texts and Contexts of Portuguese Orientalism. The International Congresses of Orientalists (1873-1973), também financiado pela FCT (projeto ref.ª PTDC/CPC-CMP/0398/2014), e coordenado, por sua vez, por Marta Pacheco Pinto.

Biobibliografia de Guilherme de Vasconcelos Abreu

 

Acessibilidade
Este sítio Web cumpre os requisitos de acessibilidade, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 83/2018, estando a respetiva declaração disponível em: Declaração de acessibilidade

We use cookies
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site está a consentir na sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade